Dr. Hugo R. Benalia - Cardiologista
Você já ouviu falar que alguém tem o coração "inchado"? Provavelmente, o coração está dilatado e aqui eu vou te contar o que isso significa!
Se você quer ver o vídeo completo e entender um pouco mais sobre o coração dilatado, clica no link!
E se você quer saber mais sobre a saúde do seu coração e entender o que significam os achados dos seus exames, se inscreve no meu canal @CardioHugoExplica!
https://youtu.be/SdNGBVNbxW4?si=tSdG0FnYtDYulVCR
Você já ouviu alguém dizer, ou você mesmo já foi diagnosticado com o coração inchado?
Bem, para entendermos do que se trata, precisamos entender um pouquinho da estrutura do coração. Sabemos que o coração é dividido em quatro câmaras e que a grande bomba, ou seja, a região que possui mais músculo e que de fato empurra o sangue cheio de oxigênio para todo o organismo, é o Ventrículo Esquerdo. Nos adultos, ele é o principal alvo das doenças e, quando afetado, pode gerar sintomas de insuficiência cardíaca, especialmente a falta de ar.
Em algumas situações, o ventrículo esquerdo, após um certo insulto, passa a crescer e ficar dilatado.
Veja, se o seu diâmetro interno tem no máximo 52mm(mulheres) ou 58mm (homens), quando alguma situação faz com que essa cavidade interna fique maior (por exemplo > 60mm), dizemos que há uma dilatação do ventrículo esquerdo. Fato é que na maioria das vezes, essa dilatação se acompanha de redução da força do coração. Isto resulta em sintomas de falta de ar, chances aumentadas de internação e inclusive aumento no risco de morrer por doença do coração.
Algumas doenças que podem a longo prazo levar a dilatação do coração:
- Doença de Chagas
- Miocardite viral
- Hipertensão descontrolada a longo prazo
- Abuso de álcool
- Doenças genéticas
- Doenças das válvulas cardíacas
Em especial, as doenças das válvulas cardíacas que levam à dilatação do coração, podem fazê-lo de forma progressiva ao longo do tempo, sem que o coração perca a sua força inicialmente, mas à longo prazo ocorre descompensação, com alto risco de mortalidade. Nesse ponto, a dilatação do coração em algumas dessas doenças, já é um sinal de avanço da doença e um alarme para necessidade de abordagem cirúrgica.
Você tem alguma doença que pode levar à dilatação do coração? Ou então, você já tem coração dilatado e continua tendo sintomas? Agende uma consulta para que possamos cuidar juntos da sua saúde!