Para saber medir a pressão arterial de forma adequada, fiz um vídeo explicativo lá no meu canal do Youtube! Confere lá pra não fazer nada errado!!!
https://youtu.be/izciN01Vc94?si=Nbd32yaDajL29TfC
E pra você que gosta de saber sobre a saúde do seu coração, aproveita e já se inscreve no canal pra conferir vídeos novos e cheios de conteúdo explicativo!
Afinal, qual a importância de medirmos a nossa Pressão Arterial?
A pressão arterial nada mais é que a força que o sangue tem dentro dos seus vasos sanguíneos, responsável por empurrar o sangue para todas as regiões do corpo: cérebro, rins, estômago, intestino, braços, pernas, etc. No entanto, cada indivíduo pode apresentar uma pressão considerada normal diferente. Como assim?
Veja que, só consideramos uma pressão como baixa, caso haja alguma situação aguda, diferente do normal, que esteja prejudicando os mecanismos de regulação da pressão, fazendo com que essa força não seja adequada para levar o sangue até as regiões do corpo. Ou seja, em pessoas normais, assintomáticas, a pressão arterial normal geralmente é acima de 9 x 6, ou seja, acima de 90 x 60mmHg e, abaixo de 13 x 8, ou seja, abaixo de 130x84mmHg. Dentro dessa faixa, consideramos a pressão arterial como normal.
EX: Se a sua pressão arterial é 10x6 (100x60mmHg) e você não tem sintomas nenhum, vive sua vida tranquilamente, sempre com esta pressão, você não tem pressão baixa, você tem PRESSÃO NORMAL!
Agora, existem mecanismos complexos, envolvendo alteração de produção de substâncias pelos rins, bem como alteração na regulação das paredes dos vasos sanguíneos, que fazem com que essa pressão possa ficar cronicamente elevada, fato que caracteriza a doença denominada Hipertensão Arterial Sistêmica. Nesses casos, a pressão medida no consultório fica acima de 140x90mmHg.
Quando realizado esse diagnóstico e iniciado um tratamento, é muito importante que avaliemos continuamente se a pressão arterial tem atingido seus valores ideais, para que a hipertensão não leve às suas possíveis complicações (insuficiência cardíaca, doença renal, infarto, AVC, etc.). Para isso, a auto-medida da pressão arterial é muito importante. Ou seja, sabermos qual o valor da pressão arterial no nosso dia-a-dia, para saber se o efeito das medicações está sendo adequado.
Para isso, atualmente, dispomos de medidores automáticos da pressão arterial, chamados de esfigmomanômetros automáticos.
Consistem em um manguito, que compreende uma tira de tecido e uma tira de borracha, responsável pela insuflação do aparelho no braço e um display, onde será apertado o botão para iniciar a medida.
Veja que existem dispositivos para medida da pressão no punho e no braço.
As principais diretrizes recomendam que, se possível, seja realizada a medida pelos dispositivos de braço, já que os estudos com os valores foram mais validados por essa técnica, sendo assim, a mais fidedigna.
Não deixa de conferir o vídeo acima sobre como realizar essa medida.
Se você tem hipertensão e está perdido como controlá-la, preocupado com sua saúde, agende sua consulta e vamos juntos cuidar de você!
Site em primeiro lugar do Google desenvolvido pela Agência Médico, uma empresa do Grupo KOP com aplicação e consultoria de SEO. .